#1 CARREIRA: COMO E POR ONDE COMEÇAR?

By

Semana passada eu fiz um post contando sobre como EU ME REINVENTEI DEPOIS QUE A MINHA EMPRESA FECHOU (se você não viu, pode ver aqui), e não só escrevi como tenho conversado sobre isso com muita gente. Sobre Carreira de um modo geral. Seja ela Empreendedora ou em um Emprego tradicional, muitas vezes a dúvidas são bem parecidas… Eu mesma vivi dilemas eternos ao longo da minha própria Carreira, por centenas de vezes não fazia idéia do que fazer, e foi pensando nisso que eu convidei a Alinne, especialista em Planejamento de Carreira e Projetos de Vida, pra responder algumas dúvidas e ajudar a clarear um pouco. Com algumas dicas rápidas e práticas, o que parece assustador, de repente fica bem mais fácil.

Todas as sextas-feiras, durante 10 semanas, postaremos um assunto novo. Vocês podem acompanhar aqui no blog, e no Amo o que faço, canal da Alinne.

 


betamaia_carreira1

Frequentemente nas minhas apresentações, atendimentos e pelas redes sociais, recebo a seguinte pergunta: Alinne, o quê o mercado de trabalho quer?

Ai, eu sempre rebato a pergunta: primeiro me responda: O que você quer do mercado de trabalho? Temos que parar com esta mania de tentar ser igual a todo mundo, que muitas vezes, ou na maioria das vezes anula o que temos de melhor por medo de não se “encaixar nos padrões”.

Para clarear este “conversê” que sempre nos assombra lanço aqui 03 dicas:

Dica 1 – Jogue luz sobre as suas dúvidas profissionais. Escreva todas as suas dores e dúvidas sobre o mundo do trabalho. Depois reflita sobre cada uma delas. Se pergunte se todos estes medos são reais.

Dica 2 – Utilize seu currículo como um exercício de autoconhecimento. Se você está iniciando sua carreira, procure Programas de Estágio e programas de Jovem Aprendiz para enriquecer suas experiências. Para ambos você tem que estar estudando, ok?

Se você já tem experiência, analise quais são os seus conhecimentos e realizações  mais estratégicos, e escreva um resumo das suas qualificações destacando os seus principais resultados, suas habilidades mais fortes. Mesmo que a sua área de atuação seja ampla e tenha mais um montão de gente fazendo a mesma coisa, lembre-se que você é único e tente construir um currículo autêntico e genuíno. Eu sei que isso é um mega desafio!!!

Dica 3 – Peça ajuda! De pessoas que vocês admira, pessoas que têm mais experiência, de professores, de um coach, de um orientador profissional. Só não vale ficar com vergonha e desperdiçar todo o seu potencial.


 

Muito obrigada Alinne!!

Quem tiver alguma dúvida, ou questionamento, e gostaria e tê-los respondidos aqui na nossa série sobre Carreiras, pode deixar nos comentários, teremos o maior prazer em responder e incluí-los nos próximos posts!!

Tags:


,
,
,
,

abril 23, 2015 10:13 pm

Comentários

0

Você também pode gostar....

Comentários

0

Posts que você pode gostar