#4 CARREIRA: MARKETING PESSOAL. BRANDING PESSOAL.

By

Eita que esse assunto muito me interessa! Porque? Deixa eu contar uma história procês (rápida, prometo):

Por mais que aos olhos do mundo eu possa parecer uma pessoa extremamente bem resolvida, com a autoestima no céu, autoconfiante, eu não sou tanto assim. Há alguns anos atrás era pior, eu tinha um trabalho que eu amava e uma empresa que eu amava, e ainda assim vivia escondida atrás de rolos de tecidos. Tinha medo, pânico, horror em aparecer. Passava até mal em dias de evento, chorava 3 dias se um cliente dissesse algo ruim sobre o nosso produto. Hoje, quando eu olho pra trás eu passo mal é de raiva, consigo perceber direitinho que o Marketing que eu fazia para a empresa eu não fazia pra mim, que no fundo era uma grande questão de autoestima (já falei de autoestima aqui) e autoconhecimento, e na época, os meus estavam seriamente comprometidos.

Semana passada tomei um café com a Alinne, essa que vos escreve abaixo, e disse que hoje estou pronta para desfilar em carro aberto do corpo de bombeiros! (rs) Brincadeiras a parte, o que eu quis dizer foi que uma hora ou outra a gente aprende, inclusive a ser o grande porta-voz de nós mesmos!

Escuta a Alinne que vale a pena: E acompanhe o Amo o que faço!

betamaia_carreira4

Você sabe falar bem de si mesmo? Sabe falar com desenvoltura de todas as suas qualidades?

Quantas vezes passamos aquele frio na barriga quando nos perguntam: Quais são as suas qualidades? Quais os resultados que você já conquistou?

Xiiii… confesso que já me senti perdida com estas perguntas várias vezes e que só comecei a me valorizar quando comecei a investigar bem lá dentro o que faz os meus olhos brilharem e pelo o quê sou reconhecida. (lá vem eu com o papo de autoconhecimento de novo,rsrs)!

Falo com propriedade meus amigos, não há outro caminho se você não se conhece como vai saber fazer o tão famoso “marketing pessoal”, acredito que a gente tem que se vender bem primeiro é pra gente mesmo, pois, somos o nosso pior crítico. Temos uma facilidade enorme de “trollar” a gente mesmo.

Como a vida é feita de história, compartilho mais uma das minhas experiências nesta instigante jornada chamada vida. Há alguns anos fui chamada para prestar um serviço temporário em uma grande multinacional e lá fui eu fazer a bendita entrevista. Nesta época eu já tinha me preparado mentalmente para aquela situação e a conversa com a gestora da área estava fluindo super bem. Até que, de repente, ela me pergunta minha pretensão salarial e eu prontamente respondi…por este trabalho Eu mereço ganhar X… minutos de tensão no ar, rs! Ela me olhou com cara de espanto e me disse que o salário da vaga era quase 40% menor do que eu pretendia.

Nesta hora ela me fez uma pergunta super importante: POR QUE VOCÊ MERECE GANHAR ESTE SALÁRIO?

É aí que entra o marketing pessoal e a importância de se ter muita clareza do que você é bom e dos resultados que alcançou. Tudo é uma questão de POSICIONAMENTO.

Final da história: consegui a vaga com exatamente o salário que eu queria e prestei um serviço que me abre portas até hoje. 🙂

Agora, deixa eu te dar três dicas simples para que você também consiga gerar esta clareza e aprender a fazer o seu marketing pessoal.

Dica 1: Coloque no papel pelo o quê você quer ser reconhecido. Escreva com máximo detalhe o que você quer entregar para o mundo e de como você quer ser visto pelas pessoas.

Dica 2: Peça feedback. Peça para 03 pessoas que você confia muito escreverem 03 pontos positivos e 03 pontos que você precisa melhorar. Você não tem ideia como esta tarefa é TRANSFORMADORA.

Dica 3: Escreva todos os seus resultados de vida. Vale destacar desempenho acadêmico, premiações, aumento de vendas, implementação de projetos, superação de momentos desafiadores na sua vida profissional, etc.

 

Bora lá, reconhecer o que você tem de melhor e fazer um marketing pessoal autêntico. Sem neuras e nem frescuras.


Não deixem de participar com sugestões e histórias. Alguém já viveu uma história parecida com a nossa?

Tags:


,
,

maio 15, 2015 8:00 am

Comentários

0

Você também pode gostar....

Comentários

0

Posts que você pode gostar