5 livros incríveis para uma leitura de inverno – Por Romina Vargas

By

Bem vindo ao Inverno! Neste post especial, minha amiga Romina indica 5 livros incríveis – e 1 bônus –  para aproveitarmos os dias frios, de preferência, acompanhado de uma bebida que conforta. Vem ver…

Sou amante do Inverno e mais ainda de ficar algumas horas, ou dias, lendo. Confesso que fazer uma seleção de livros incríveis para aproveitar o frio, foi delicioso, e ao mesmo tempo, desafiante (culpa desta libriana indecisa ). 

Eis aqui minha lista de livros para pegar um café, um chá ou até mesmo um vinho, colocar um cobertor nas pernas, ajeitar as almofadas e esquecer do tempo.

Papel Manteiga para Embrulhar Segredos

É daqueles livros que a gente termina querendo continuação, querendo ser amiga dos personagens e jantar no restaurante da Senhorita Virgínia. O livro narra a ida de uma estudante de gastronomia, a Antônia, para trabalhar no restaurante de uma mulher intrigante e “implicante “. Entre descrições de seus dias através de cartas para sua Bisa, Antônia se descobre como mulher e cozinheira.  Tudo isso regado com receitas fantásticas. Aproveite o tempo frio para testar a Sopa de Cebolas.

Cartas Portuguesas

Se o dia amanhecer preguiçoso e melancólico sugiro ler Cartas Portuguesas.  São cinco cartas de amor trocadas entre a freira Mariana,  então uma menina apaixonada e inocente,  e o cavalheiro C, que segundo consta, era casado e morava em Paris com mulher e filhos. Acompanhar o nascimento deste amor e seu desenrolar pelo doce olhar de Mariana é um passeio no tempo.

Casa das Estrelas

Um livro para emocionar, rir, chorar e pensar nossa existência. Uma coletânea de frases guardadas pelo professor colombiano Javier Naranjo, por dez anos, das definições de seus alunos para coisas da vida como amor, corpo, fada e pensamento. Daqueles livros que podem ser lidos na sequência das páginas ou aberto aleatoriamente. Sua emoção será a mesma. Sugiro pegar uma taça de vinho neste dia.

A Mulher Que Escreveu a Bíblia

Inverno às vezes nos coloca numa bad não é?  Mas A Mulher Que Escreveu a Bíblia tirará você rapidinho desta bad.  Moacyr Scliar, neste romance delícia, vai descrever a história de uma mulher extremamente feia e intelectualmente brilhante. Não bastasse estas já serem qualidades complicadas no século X a.C., quando se passa o livro, ela ainda vai desposar Salomão e é convidado por ele para escrever seus feitos. Claro que uma Bíblia sob o olhar feminino e o humor de Scliar vai te levar para um passeio delicioso. Um chocolate quente cairia muito bem para a leitura deste livro.

Persuasão

Falar de Inverno e não citar Jane Austen é impossível para mim. Jane é aquela amiga que sabe contar romances que a gente tem vontade de bater no personagem principal e abraçar a moça sonhadora.  Persuasão não é diferente.  Jane conta a história de Anne, que apaixonada, teve que romper seu romance com um cavalheiro considerado impróprio pela família.  Mas este amor te surge novamente tempos depois para tirar a paz de uma família falida mas cheia de pompas. Tire um dia de preguiça neste Inverno e mergulhe neste universo de inocência e intrigas.  Fique na cama, peça comida e curta ficar com você e Jane Austen.

BÔNUS!

Para fechar indico esta coleção de poetas ingleses, pois nada combina mais com Inverno que poetas românticos e ingleses.  Nesta mini coleção temos Keats, Byron, Blake e Shelley. Quatro autores de estilos diferentes na sua escrita mas intensos na forma de ver o mundo. Livros perfeitos  para aqueles dias que a gente quer ler alguma coisa mas a preguiça de Inverno não permite ânimo para um livro completo. Ótimo para acompanhar um chá na cama.

Espero que tenham gostado da minha seleção de livros incríveis para os dias frios. Desejo um Inverno delicioso, preguiçoso, saboroso e literário para todos.

……….

Eu fiquei especialmente animada para ler o Casa das Estrelas e a coletânea de Poesia romântica inglesa, tenho certeza que vou adorar. Você tem alguma dica de leitura que combina com o Inverno? Deixa aqui nos comentários para atualizações dessa lista!

Ps.: Tetralogia Amiga Genial de Elena Ferrant, imperdível, aqui!


(Texto e imagens cortesia de Romina Vargas para o Beta)

Tags:

junho 21, 2019 11:16 am

Comentários

0

Você também pode gostar....

Comentários

0

Posts que você pode gostar