Branding para iniciantes: 5 passos para você repensar o seu projeto sem julgamentos

By

betastories_5coisas

Vira e mexe eu fico analisando o meu trabalho, o que eu posso mudar, melhorar, fazer mais, fazer menos, fazer diferente…

Trabalhar com Branding – marcas e pessoas – há tanto tempo me fez enxergar um monte de coisas que eu não via antes, também comecei a analisar cenários semelhantes por perspectivas diferentes, seja de uma forma ou de outra, o aprendizado tem sido constante.

Por isso, selecionei 5 fatores super importantes para qualquer pessoa, física ou jurídica, independente da área, tirar o seu projeto da cabeça ou incrementar o trabalho que já realiza; vem ver:

sejafielavocemesma_betastories1-1

Pode parecer óbvio, mas não é,  imagine esse cenário:

  • Você já aceitou fazer atividades que não estava confortável em fazê-las;
  • Você já cobrou um preço mais barato para não perder o cliente;
  • Você já deu um prazo não viável para se adequar ao tempo do cliente;
  • Você já fez tudo isso junto e o processo, ao invés de ficar leve, ganhou peso de morte.

Ser fiel à você mesma é fazer o melhor que você pode, com todas as condições favoráveis, sem mentiras. Tenha certeza que alinhar todos os valores desde o início, será um ganho enorme no decorrer da caminhada.

coloqueemocaonoseutrabalho_betacaligrafia

Não estou falando do seu estado de espírito, mas do espírito das suas entregas. O cliente não é culpado pelas nossas oscilações de humor, concorda? É perceptível a energia que você deposita no seu trabalho, seja ela boa ou ruim. É sobre se dedicar para entender a dor do cliente, sobre esquecer o ego, resolver um problema com criatividade, tocar o coração das pessoas, levar a mensagem da forma mais verdadeira, bonita e estratégica que você puder. Eu entendo que consegui entregar um projeto alinhado, quando o cliente tem a sensação que foi ele próprio quem fez o trabalho, que realmente as respostas vieram dele, e não de mim, que de fato fui a peça facilitadora do processo. A emoção que eu digo, muitas vezes, está no óbvio, que ninguém havia notado até então.

tacomvergonha_betacaligrafia

Provavelmente você já ouviu algo parecido, certo? Eu vivo isso constantemente, tenho dificuldade com muita gente, não falava em público, não aparecia em fotografias, não participo de muitos eventos… Também já ouvi relatos de pessoas que entram em pânico quando se necessita de alguma exposição. Para nós, me incluo aqui, digo que isso é uma grande besteira. Somos o que somos, cada qual com seu jeito único. Certamente vai ter alguém pra se identificar com a nossa personalidade, nosso jeito, nossa fala e, consequentemente, nosso trabalho.

divulguesim_betacaligrafia

Vai ter divulgação sim! Um benefício maravilhoso das mídias sociais é que ninguém é refém de nada e nem de ninguém para divulgação de trabalho, e ninguém jamais será melhor do que você para vender o seu próprio peixe, concorda? Acontece que existe a vergonha, o medo de parecer pretensioso demais. Falar com embasamento e orgulho, do próprio trabalho, é fazer Marketing Pessoal, Branding Pessoal, e isso não é pecado, pelo contrário, é mais do que necessário. Aproveita que a internet não tem fronteiras e conta a sua história, deixa o mundo tomar conhecimento dos seus valores, da sua missão, use estratégias de narrativa com criatividade e verá uma comunidade sendo formada em volta do seu discurso.

encontresuaturma_betacaligrafia

Os mais técnicos diriam: encontre seu nicho, o que é a mesma coisa. Se junte a pessoas que falam a mesma língua que você, que compartilham dos mesmos valores que os seus. Mas, se por acaso, você tiver a sensação que está falando sozinho, não se acanhe, continue, crie a sua própria turma e convide as pessoas para fazerem parte, se apresente, seja persistente e consistente, aos poucos elas vão chegando. Muitas vezes se tem a sensação de que ninguém está entendendo o que a gente diz, mas as pessoas entendem sim, pode ser que, quando isso acontece, nós é que não estejamos nos comunicando da forma como deveríamos estar.

Dica: se auto conheça, conheça o seu negócio melhor do que qualquer outra pessoa, te faça essa gentileza!

É o que eu tento fazer todos os dias.

……….

Se vocês também tiverem aprendido coisas interessantes trabalhando nas suas áreas, não deixem de compartilhar aqui nos comentários; para atualizações futuras, vou adorar!

Tem uma matéria AQUI sobre a minha trajetória profissional, pra quem tiver interesse.

(Essa matéria foi originalmente escrita em Maio de 2016, atualizada em Maio de 2019, com imagem minha e caligrafias também)

Tags:

maio 20, 2019 2:06 pm

Comentários

0

Você também pode gostar....

Comentários

0

Posts que você pode gostar