#CARREIRA10: REPROGRAMAÇÃO MENTAL – É POSSÍVEL CRIAR MINHA PRÓPRIA CARREIRA

By

Parece que foi ontem que eu chamei a Alinne e falei: Tenho uma idéia! O que que você acha da gente fazer uma série temática de 10 posts sobre Carreira? Ela aceitou!

Foi assim! E hoje a gente chega ao último deles! Eu amei poder compartilhar a minha experiência em cada um dos 10 assuntos que abordamos, este último em especial, primeiro, porque é o último e eu já estou nostálgica, segundo, porque é uma temática que eu penso todo santo dia. Vez em sempre me pego pensando: Com quem estou conversando? Em qual nicho eu me enquadro? Tem alguém interessado em comprar o que eu estou vendendo? Tem alguém fazendo o mesmo que eu para que eu possa me inspirar? Estou inventando moda? De novo?

São mil questionamentos. Acredito, que os Empreendedores Criativos principalmente, devem passar por isso com bastante frequência, mas de uma forma geral, todo mundo, de qualquer área, pode se inspirar através das palavras sábias, cheias de amor e competência, da Alinne!

carreira10

Prometo que ela não demora a voltar:

– Como criar oportunidades de negócio dentro de um mercado que ainda não existe?

Tudo começa na mente. Se não avançamos mentalmente nenhum dos nossos objetivos e projetos avançam também.

Lendo um livro do pensador cultural e membro fundador da The School of Life, Roman Krznaric, deparei com textos muito significativos em prol da construção de uma carreira autêntica. Para ele uma carreira repleta de propósito possui três ingredientes: sentido, fluxo e liberdade. Nossa!!! Como essas três palavrinhas ecoam na minha mente, rsrs!

Todo mundo busca um trabalho repleto de sentido, que ajude os demais e que também nos remunere bem por isso. Agora, deixe eu te contar um segredo sobre construir uma carreira autêntica… vou falar baixinho, presta atenção…

“não existe fórmula mágica, não existe receita de bolo, não existe um guru cabalístico que construirá uma carreira magnífica para você”. Em plena era conceitual e criativa em que as informações e conteúdos estão disponíveis para todos, não há mais barreiras para o aprendizado autônomo, e por isso muitas vezes nos vemos perdidos na escolha de uma carreira que nos faça sentir bem e realizados.

Mas, se acalme, para tudo tem um jeito. Se tem uma coisa que eu aprendi nos últimos anos é a arte da experimentação e do redesenho frente aos desafios. Para criar uma carreira em que você ama o que faz e faz o que ama, segue algumas dicas que utilizo no meu dia-a-dia:

  1. Crie o seu mapa das oportunidades – pegue uma folha de papel e faça um mapa mental em que você é o centro e vá criando ramificações aonde você escreverá todas as áreas que você pode e quer trabalhar. Detalhe escrevendo as habilidades que você tem e que utilizará neste trabalho. Se permita, escreva tudo que vier a mente. Esta tarefa mostrará que é possível sim criar um trabalho que ame.
  2. Tenha projetos paralelos. Atua na área financeira e é louco para dar aulas de violão? Então, comece a dar aulas de violão. Experimente fazer profissionalmente coisas que te dão prazer. Ofereça seus serviços, faça trabalhos voluntários na área que você quer ganhar conhecimento. Só não vale ficar se lamentando, vendo o tempo passar e não fazer nada.
  3. Seja um eterno aprendiz. Aprendiz de novas habilidades, aprendiz nos relacionamentos, aprendiz da vida, aprendiz de tudo. Evite os julgamentos, isto é bom, isto é ruim. Leia e assista pessoas que te inspiram, siga seus exemplos, investigue suas competências, coloque em prática suas qualidades.
  4. Seja grato. Eu acredito demais e sou a prova viva que a prática da gratidão traz resultados efetivos para a vida, inclusive financeiros, rsrs!. Acredito também que só criamos novas coisas na vida quando já somos gratos pelo que temos hoje. Expandimos o nosso horizonte, nos sentimos mais criativos e corajosos para colocar qualquer ideia em ação.

E, aproveitando que este é o último post da série (vou sentir saudades!) honro e agradeço a querida Beta Maia, por me convidar para este projeto tão lindo e servidor.

Finalizo com a fala do coach estratégico, Dan Sullivan, que ensina grandes executivos do mundo sobre o poder da gratidão:

“Gratidão é uma capacidade que internamente gerada permite que o indivíduo crie, descubra significado e valor ilimitado em qualquer situação e relacionamento na vida”.


Muito obrigada Alinne, essa série foi muito especial para o betamaia.com/ e pra mim! Tive a feliz oportunidade de registrar, aqui com você e com os nossos leitores, um pouco das minhas angústias e experiências e, assim, poder inspirar e motivar um monte de gente que possa estar na mesma situação.

Queremos te ver logo!

de coração!!

Tags:


,
,

julho 7, 2015 7:58 pm

Comentários

0

Você também pode gostar....

Comentários

0

Posts que você pode gostar