Como eu planejei a decoração rústica da minha sala

By

IMG_9001

Estou especialmente excitada com esse post; em mostrar pra vocês um cantinho da minha casa, um dos meu preferidos.

Espero que gostem…

IMG_8992

O cantinho especial em questão é meu ponto de partida e de chegada, é onde eu deixo o que preciso levar de casa comigo, de forma bem à vista para não esquecer, e também é onde descarrego, num primeiro instante, o que trago da rua comigo. Em outras palavras, é meu suporte.

Além de suporte, ele também é o primeiro ponto de contato com quem chega na minha casa, por isso, além de me dar apoio, eu faço questão que ele seja convidativo, principalmente com quem me visita pela primeira vez.

Em outras palavras, a vida real e a poesia têm que conviver bem por aqui (rs).

IMG_9076

Há quase 3 anos, eu comecei a planejar algumas mudanças na minha casa, e receio que elas não vão terminar nunca, por isso, o planejamento de decoração da sala que teve início, não teve fim, as coisas foram acontecendo e tomaram essa forma. Ao mesmo tempo que eu gostaria de ver tudo terminado impecavelmente, me incomoda a sensação de rigidez. Gosto de acrescentar um objeto novo de forma inesperada, como também de retirar algum que já tenha cumprido o seu papel.

IMG_9086

A bailarina no retrato antigo sou eu, esse retrato ficou pendurado na parede do meu quarto, na casa da minha mãe durante todos os anos que morei lá, e depois veio para Belo Horizonte comigo. Eu morro de amores por essa fotografia, me pego conversando comigo mesma inúmeras vezes, e chego a imaginar o que aquela menininha da foto pensa dessa mulher que transita na sua frente todos os dias.

IMG_8994

Os outros quadros são caligrafias que eu fiz em momentos diversos, e fui colocando ali como um teste antes de colocar na parede, porém, acredito que eles vão ficar onde estão, pelo menos enquanto estiverem fazendo sentido – para a parede, vou escolher outros.

IMG_9007

Como receber as pessoas na minha casa é um grande prazer, e uma situação corriqueira, eu procuro deixar por perto, aqui no aparador, tudo o que possa ser prático de oferecer no meio de uma conversa à toa ou até mesmo numa reunião de trabalho: como chás, biscoitos, rapadura, chocolates, uma bebida… Geralmente são ítens que trago de viagens ou presentes que ganho e quero compartilhar.

IMG_9012

Incensos e essências também estão estrategicamente à vista; eu acredito que eles têm o poder de alterar a energia do lugar num instante, gosto de mantê-los sempre ao alcance.

IMG_9028

A decoração de um lugar, assim como a moda, pra mim, é comunicação. Isso faz com que eu me cerque das coisas que mais aprecio, das cores e texturas que me trazem conforto, das memórias felizes, um livro ou outro. Esse aparador, por exemplo, não foi sequer comprado para a minha casa, ele era usado como uma pequena mesa de centro na minha antiga empresa, e, quando esta teve seu fim, ele veio para a minha casa. O coqueiro dentro da garrafa de vinho é outro exemplo, ele foi comprado para decorar uma festa que eu dei no meu apartamento, há um tempo atrás, depois de cumprir sua função, criou raiz, literalmente, e não saiu mais dali.

 

IMG_9048

As rolhas das garrafas de vinho costumavam ficar espalhadas por todos os lugares, até que eu as coloquei numa garrafa e achei que ficou fofo. O espelho pregado na parede ao lado do aparador, é o único espelho de corpo inteiro da casa, para a última conferida antes de sair ele é perfeito, además, eu adoro a moldura dele. Sim, o suporte de doces de dois andares, virou um “porta-tralhas” despretensioso, a porcelana e o branco trouxeram um respiro leve para um cenário que estava amadeirado demais. Me alegra saber que chaves, óculos, grampos de cabelo, cartões de visita, contas recebidas e todos os outros pequenos objetos cotidianos, têm um lugar para repousar com dignidade.

IMG_8990

Os bancos de madeira com pés de ferro foram comprados originalmente para a varanda, o lugar mais requisitado quando a casa tá cheia, mas como na varanda eles ficam sujeitos ao humor do tempo, por aqui, além de ficarem protegidos, deixam o meu cantinho com um mood vintage de bar/cafeteria que, não é novidade pra ninguém, é o meu mood da vida. Eu certamente nasci na época errada, o que é uma grande confusão, pois minha alma é vintage, minha cabeça é super jovem e minha cara é de criança (rs). É absolutamente compreensível que minha casa seja uma extensão desses conflitos de gerações.

IMG_9116

Gostaram de ver um pequenino espaço da minha casa? Eu gostei muito de compartilhar, se quiserem ver outros cantos por aqui, me digam!

……….

Vocês também têm um cantinho preferido em casa? Onde ele fica? Como vocês o planejaram?

………

PS.: Essa história de ‘Vida Real e Poesia’ começou na Exposição de Caligrafias que eu fiz no final de 2017. Clica aqui pra relembrar.

 

 

(Fotografia e Styling da Maria Frois para o Beta)

 

 

Tags:


,

abril 21, 2019 3:15 pm

Comentários

0

Você também pode gostar....

Comentários

0

Posts que você pode gostar