NORUEGA: CURIOSIDADES SOBRE O SISTEMA – POR TATI FELÍCIO

By

Olá amigos leitores!

Hoje é meu oitavo post no Blog da Beta. Estamos fazendo nosso segundo mesversário, oba! E já estou quase completando 3 meses aqui na Noruega, o tempo voa!

Hoje vou dar continuidade ao post anterior, para compartilhar com vocês mais curiosidades sobre esse país incrível.

noruega2_betastories

– Os Noruegueses são pessoas extremamente ativas. Eles aprendem funções ou atividades físicas desde bem pequenos. Você pode ver crianças de 3 ou 4 anos nas ruas, brincando ou  andando de bicicleta sozinhas na chuva, não tem problema nenhum, elas não adoecem. Os pais deixam os filhos soltos mesmo e não são frescos. Eles fazem trilhas desde bebês. Muitos papais levam seus bebês de colo nas altas montanhas, e muitos levam suas crianças bem pequenas pra já subir desde cedo. Os Noruegueses sobem montanhas como ninguém, numa velocidade impressionante.  É uma atividade habitual aqui que eu experimentei (não na mesma velocidade que eles) e amei. Quero levar isso comigo para o Brasil (quem for subir montanha aí, quando eu voltar, me chama, por favor!).  Eu nunca vejo muita gente nas ruas passeando, por exemplo, mas sempre vejo pessoas fazendo alguma atividade física. Normalmente, correndo ou pedalando ou indo subir montanhas ou fazendo cross country, que é um esporte também muito praticado na Noruega. A cultura norueguesa dá muito valor aos esportes e ao contato com a natureza, e isso já é ensinado desde o jardim de infância.

noruega3_betastories

– Para quem quer ser mamãe, a Noruega é o melhor lugar! Aqui as mamães tem licença a maternidade de um ano e os papais também tem licença a paternidade, de 3 meses! Olha que máximo! É muito comum ver nas ruas os papais empurrando o carrinho de bebê dos seus filhinhos recém nascidos! E é muito fofo! Além disso, o governo dá total assistência às crianças que vivem no país. Aqui não é nada comum ter babás. Quando os bebês noruegueses completam um ano, eles têm o direito a uma vaga em um jardim de infância (barnehage). E até os 16 anos cada um tem direito a uma ajuda de custo. As escolas, médicos e dentistas, são gratuitos. As crianças já aprendem com 3 ou 4 anos na escolinha a ligar para a policia, se for necessário.

noruega4_betastories

– O sistema de benefícios na Noruega é muito bom. Se acontecer alguma coisa como desemprego, todos dentro do sistema  podem ter ajuda do governo por mais de um ano, além de acesso gratuito a vários cursos e especializações para se recolocar no mercado. Todos aqui têm direito a pensões, maternidade / paternidade e benefícios médicos, independente do salário ou status social.

noruega5_betastories

– A mulheres da Noruega são lindíssimas. As caixas, de supermercados ou de lojas de conveniências em postos de gasolina, têm cara de modelo. No Brasil, com certeza, elas seriam top models! É impressionante a beleza dessas mulheres gente, a única coisa estranha é que a pele delas envelhece muito rápido. A pele de uma mulher de 40 anos, que no Brasil pode aparentar até uns 20, aqui pode aparentar uns 60… Não deve ser só porque elas são muito branquinhas, afinal no Brasil também tem algumas mulheres muito branquinhas que não envelhecem assim. Talvez seja algo relacionado ao clima, mas não sei… E os homens noruegueses? Sim, são bonitinhos, normalmente tem os traços mais delicados, mas no geral, as mulheres são bem mais bonitas que os homens.

noruega6_betastories

Espero que tenham gostado de saber mais essas curiosidades! Meu tempo aqui já está acabando, mas semana que vem tem mais! Espero vocês!!

Obrigada por estarem aqui comigo!

Um beijo,

Tati Felicio

PS.: Aqui a Tati contou mais curiosidades sobre a vida na Noruega.

Tags:


,
,

julho 12, 2016 8:38 pm

Comentários

1

Você também pode gostar....

Comentários

1

Posts que você pode gostar