NORUEGA: O MELHOR PÁIS DO MUNDO PRA SE VIVER – POR TATI FELÍCIO

By

Oi gente,

Quero começar hoje dizendo que estou adorando compartilhar esses casos da Noruega com vocês. Adoro receber mensagens de amigos que não falava há anos, contando que estão me acompanhando aqui pelo Blog da Beta. Obrigada por me acompanharem!

Hoje resolvi contar algumas curiosidades sobre o país:

noruega_betastories2

– A Noruega é considerada o melhor país do mundo pra se viver, porque é eleita pela ONU, pela 12° vez consecutiva, o país com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Mundo.

– Na Noruega você não vê desigualdade social. A diferença de salário entre um motorista de ônibus e um engenheiro ou advogado, por exemplo, não é muito grande.  Você escolhe a profissão que você quer ou que você goste. É incrível isso, não dá para diferenciar o pobre do rico. Por exemplo, moramos numa casa que está para ser vendida por mais ou menos 2 milhões e meio (reais) e o dono da casa é um cara jovem e eletricista (deve ter uns 30 anos de idade).

noruega_betastories3

– Na Noruega as escolas são públicas e são no mínimo bilíngües. O idioma do país é o norueguês, mas 90% da população também fala inglês (todo mundo aqui fala inglês gente, qualquer pessoa, menos a minha vizinha, uma senhorinha norueguesa que fuma do lado de fora da casa. Ela já tentou conversar comigo e eu com ela, mas não rola. Então sorrimos uma pra outra e está bom hehehe).

noruega_betastories4

– Aqui na Noruega você tem segurança, tranqüilidade e paz. E isso chega a ser estranho, é uma sensação tão diferente do medo de qualquer coisa no Brasil, como a violência ou até o simples medo das pessoas te passarem pra trás, seja em serviço que você contrate ou qualquer outra coisa… Aqui as pessoas são de confiança, é algo natural, cultural, é a educação né gente.  Não tem problema ir ao supermercado e deixar a bike de fora sem trancar, ou sair e deixar a porta de casa aberta, ou esquecer seu casaco ou sua bolsa em algum lugar porque você sabe que vai voltar lá e estará do jeito que você deixou. A academia aqui, por exemplo, tem horário de funcionamento, mas você pode ir a hora que quiser, até de madrugada. Os suplementos, barrinhas, bebidas isotônicas, etc, ficam lá expostos pra vender e nem sequer tem câmera. Os transportes públicos não tem roletas ou cobrador, tem uma maquininha pra você passar seu cartão e você simplesmente sabe que tem que pagar e que é assim que funciona.

– A Noruega tem um imposto altíssimo, com taxa mais ou menos entre 38 a 42%! Tudo aqui é muito caro (essa é a parte ruim). É sério gente, qualquer coisa aqui é caro. Os serviços então, de qualquer tipo, se você precisar, melhor preparar o bolso. De toda forma, pelo menos você enxerga para onde seu dinheiro está indo. Aqui na Noruega, o sistema funciona.

noruega_betastories5

Será que um dia poderemos sonhar de novo com um futuro parecido para o Brasil, onde a gente não enxerga a desigualdade social? Onde a gente enxerga pra onde está indo o dinheiro do nosso imposto, que não seja para o bolso dos corruptos? Será que um dia poderemos ficar tranqüilos porque nosso povo terá uma boa educação, que é a base de tudo?  O que vocês acham? Será?

noruega_betastories6

Por hoje é isso pessoal. Tem mais curiosidades pra contar pra vocês mas vou deixar pra próxima semana. Se tiverem qualquer dúvida ou comentário, fiquem à vontade.

Mil beijos e até a próxima segunda!

Tati Felício

PS.: A Tati já contou também sobre os dias super longos da Noruega, aqui!

Tags:


,
,

julho 4, 2016 10:54 am

Comentários

2

Você também pode gostar....

Comentários

2

Posts que você pode gostar