Carreira

O que é Proposta de Valor e como criar uma para o seu projeto

Proposta de valor é aquilo que ninguém vê, mas todo mundo percebe; pode parecer fantasioso demais mas não é, veja…

Posicionamento de marca o que é

Não é possível falar de proposta de valor sem antes falar de posicionamento de marca e o motivo é simples. Não tem como evidenciar características de uma marca – entenda pessoas físicas ou jurídicas –  se elas não existem, ou não estão bem definidas.

Posicionamento de marca é encontrar a essência da marca, o porquê dela existir e fazer o que faz. E, nessa descoberta, ressaltar os valores com os quais ela vai executar a venda dos seus produtos ou serviços. Uma vez que isso esteja claro, é hora de contar pro mundo porque você está fazendo o que você está fazendo, comunicando da melhor maneira o que faz sentido para o negócio, não tem certo nem errado, tem o que é coerente, consistente e verdadeiro.

Exemplo de valor vida real

Eu tomo café com bolo porque eu gosto do gosto, tanto do café, quanto do bolo, principalmente dos dois juntos, mas não só isso, tenho lembranças maravilhosas de construir laços fortes com a minha avó, enquanto tomávamos muitos cafés com bolo, na mesinha da cozinha da casa dela. Tradução desse conceito no meu negócio: Eu gosto de histórias, de conversas profundas e verdadeiras, regadas a café, quem se identificar com esse meu valor, certamente se aproximará de mim, para um relacionamento profissional, de amizade, de admiração a distancia, não importa, meu valor está claro.

Onde mora o valor

Existe uma grande dificuldade em definir a proposta de valor, mas não porque ela seja grandiosa ou confusa demais, muitas vezes elas são simples e bem objetivas. A dificuldade existe porque chegar até a proposta de valor é uma grande viagem que a maioria das pessoas não está disposta a embarcar, por isso se mantêm andando em círculos, não comunicam corretamente, logo não vendem. Se é marca pessoal, há de se encontrar esses valores na própria essência da pessoa, na maneira que ela conduz a vida e suas relações. Se é marca jurídica, há de se avaliar o perfil dos sócios, caso seja mais de um, e então perceber o que é comum pra ambos, o que eles estarão dispostos a fazer, de forma inegociável, na condução do negócio.

Proposta de valor passo a passo

Pare um minuto, ou faça uma imersão, vai depender de você, e reflita sobre o que você faz, o que quer fazer, e porquê. Respostas como “eu quero trabalhar com moda porque sempre gostei de me vestir diferente”, ou “meu sonho é trabalhar com música porque adoro dançar”, ou “eu quero exercer medicina pra ficar rico” são respostas superficiais. Não que elas não sejam verdadeiras, porque gostar de dançar certamente te levou a conhecer mais sobre música, aflorou seus sentidos para letras e notas, te levou a festivais pelo mundo e ampliou seu horizonte cultural e, toda essa bagagem, é que merece ser descrita, porque tem um monte de gente que irá se identificar, não com o dançar somente, mas com a veracidade dos valores que você conduzirá o negócio justamente por gostar de dançar e ter vivido uma série de experiências relacionadas à música. Por isso eu disse que proposta de valor é algo que ninguém vê, porque não se enxerga uma paixão, um hábito genuíno, mas é possível senti-los.

Te faça essas 3 perguntas:

  • O que eu vendo ou o que a minha empresa vende?
  • Porque as pessoas consumiriam os meus produtos ou serviços? Qual a vantagem em contratá-los?
  • Quem são as pessoas que comprariam esses produtos ou serviços?

 

Uma vez que você tiver chegado a essas respostas, sua proposta de valor estará claríssima.

Segue abaixo mais um exemplo vida real de como eu fiz para construir a proposta de valor de dois dos meus negócios:

BETA – CONSULTORIA ESTRATÉGICA DE GESTÃO DE MARCAS 

O que a empresa vende: consultoria para profissionais e marcas que desejam criar estratégias criativas para posicionamento de mercado e aumento de vendas

Qual é a vantagem de contratá-la: a certeza de ter a sua história, ou a história do seu negócio, contada de maneira humana, criativa e estratégica.

Quem é o público-alvo para esse serviço: pessoas e marcas que precisam se solidificar no mercado e vender mais.

 

BETA – BLOG DE STORYTELLING

O que a empresa vende – matérias patrocinadas e espaços publicitários

Qual é a vantagem de contratá-la – fazer parte de uma comunidade que aprecia e valoriza a vida real e a poesia.

Quem é o público-alvo para esse serviço – pessoas e marcas que desejam ter a história do seu projeto, contado através de imagens, textos e vídeos, com verdade e sensibilidade.

 

Mesmo sendo dois negócios distintos, ambos são conduzidos por mim, ou seja, antes de um contrato assinado, o contratante tem que se identificar comigo, com os meus valores, com a minha visão de mundo, do contrário, a parceria comercial ficará inviável. Eu não vou obrigar ninguém a gostar de café com bolo, mas a história que a gente for contar, juntos, terá que ser verdadeira, humana, criativa e estratégica, pois estes são os meus valores, percebem?

……….

Como você tem pensado o seu negócio? Acredita na importância de gerir o seu projeto com uma proposta de valor que tenha relevância? No final do dia, estamos todos querendo ser notados, vender a nossa idéia, não é mesmo?

 

PS.: Um post sobre Posicionamento de Marcas, aqui.

 

(Fotografia Julia Amaral para o BETA)

Leave a Reply