PEOPLE WATCHING

By

Eu não sabia que existe uma definição para aquele hábito que algumas de nós (Roberta incluída) têm, e nem sequer sabia que tinha, ou até sabia, mas considerava apenas uma mania, uma distração, um cacuete chato: o people watching.

Me lembro de ficar horas no banco de qualquer praça, apenas observando quem sobe e quem desce. Não me importo se me pedem pra esperar um minuto no shopping, logo me encosto em algum lugar e começo a observar, de novo, quem vem, quem vai, como vão… Nunca me importei de ir ao cinema sozinha, almoçar sozinha, fazer qualquer coisa sozinha… Não me considero fofoqueira, tampouco sou a mais curiosa, gosto de observar porque, ao mesmo tempo que me distrai, me rende repertório. Gosto de vida real, falo e escrevo sobre isso, pessoas indo e vindo são um prato cheio para as minhas histórias.

betamaia_peoplewatching2

Segundo a wikipedia, “people watching is the act of observing people and their interactions, usually without their knowledge. It involves picking up on idiosyncrasies to try to guess at another person’s story. This includes speech in action, relationship interactions, body language, expressions, clothing and activities. (…) For some people it is considered a hobby, but for many others it is a subconscious activity they partake in everyday without even realizing.” 

( É a ação de observar pessoas e suas interações, geralmente sem o seu conheciemnto. Consiste em reparar características comportamentais para tentar adivinhar a história das outras pessoas. Inclui diálogo em ação, interações de relacionamentos, linguagem corporal, expressões, vestuário e atividades. Para algumas pessoas, é considerado um hobby, mas para a maioria, é uma atividade inconsciente realizada no dia a dia sem sequer perceber)

O people watching é muito praticado em viagens , o que pude comprovar nas minhas pesquisas. É a oportunidade que se tem de conhecer mais a fundo a cultura do lugar e das pessoas que lá vivem.

Se uma das melhores formas de conhecer um lugar é através do comportamento das pessoas que ali residem ou transitam, então não há nada melhor do que observá-las agindo naturalmente, no dia a dia. Não se trata de voyeurismo ou invasão de privacidade, mas sim de ser um mero espectador das interações humanas em espaços públicos. Não à toa, uma das coisas mais deliciosas a se fazer em Paris é ir a um café, sentar-se na mesa do lado de fora e simplesmente observar a paisagem ao redor, o vai e vem das pessoas. E a partir daí, imaginar suas histórias de vida, relaxar a mente e se tornar um espectador.

betamaia_peoplewatching3

E eu, que nunca tinha ouvido falar (cheguei tarde?) do people watching, sou praticante confessa desde que me entendo por gente, uma simples ida ao supermercado da esquina, é um evento completo. Uma vez, em um Carnaval, uma menina veio tirar satisfação comigo porque eu estava olhando fixamente pra ela. Constrangimentos a parte, hoje eu sei, estava apenas watching her in action.

Tem alguém aí que faz parte dessa turma? Juro, iria adorar ouvir a história de vocês.

lots of love!

Tags:


,

novembro 24, 2015 9:30 pm

Comentários

0

Você também pode gostar....

Comentários

0

Posts que você pode gostar