Sem categoria

Vida Real Descomplicada

photo4958574863635818520

É minha crença pessoal, mas eu acredito que todo mundo deveria dar um jeito de prestar mais atenção nas pequenas coisas da vida, do contrário, vamos todos ficar loucos num espaço bem curto de tempo.

Pra mim, isso significa levar uma vida descomplicada…

“Por que lá eles se importam com o que realmente importa”, disse meu vizinho numa conversa rápida na portaria do prédio quando eu perguntei como havia sido a viagem pra Europa que ele acabara de retornar. Eu concordei de corpo e alma com todos os relatos que eu ouvi sobre andar mais de bike, pular no rio no verão, e coisas assim.

Há dois dias atrás eu fui pro hospital as 8 horas da noite com falta de ar. Isso não é um drama, é um fato. Isso provavelmente é decorrente de uma crise alérgica forte por causa do clima seco. Mas, com certeza, isso também é proveniente da vida complicada que, eu não sei em qual momento, escolhi viver. E que, com certeza, tem me deixado com taquicardia, exaustão profunda, mal humor incontrolável e baixa produtividade.

Eu não estou pretendendo me mudar para uma comunidade distante, desfazer do meu apartamento, parar de sair, parar de beber, cortar o cabelo para economizar no shampoo. Não, definitivamente meu ponto não é esse, até mesmo porque eu adoro viver novas experiências, provar comidas diferentes, vestir uma roupa com tecido de fibra natural, o que, naturalmente, custa dinheiro.

Minha preocupação é não ser um zumbi na vida. Estou perto de completar 40 anos, solteira, sem filhos, tentando alimentar um único pé de manjericão e tendo a certeza que a morte está batendo à minha porta dia sim e o outro também. Uma equação confusa, cheia de variantes, que talvez nenhuma planilha de excel consiga decifrar.

Mas algumas palavras exemplifiquem:

Eu quero agregar mais valor ao meu trabalho
Eu quero passar menos tempo no celular e mais tempo no ombro do Leo
Eu quero estar mais descansada pra receber mais os amigos em casa
Eu quero fazer mais cursos e aprender mais
Eu quero escrever mais textos longos e menos legendas aleatórias
Eu quero, e preciso, me exercitar infinitamente mais
Eu quero passar mais tempo com minha família e menos tempo no whatsapp
Eu quero estar consciente do lugar que eu ocupo

Eu quero sentir meu coração acelerado, mas não por um ataque de ansiedade.

Joseph Campbell disse, “The goal of life is to make your heartbeat match the beat of the universe, to match your nature with Nature.” 

Sou convicta e praticante de um modelo vida real e poesia que eu mesma criei. Não quero nada que ocupe espaço – na minha casa, na minha vida –  e não possua valor algum. 

Por isso, estar atenta a uma vida descomplicada, vai me lembrar, o tempo todo, que eu sou a Roberta, um ser humano que tem múltiplas habilidades, mas que, no momento, está ‘simplesmente’ respirando.


Leave a Reply